REPOSIÇÃO HORMONAL FAZ DIFERENÇA

NÃO SOFRA COMA MENOPAUSA TRATE

9 de novembro de 2011

ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: A MENOPAUSA E OS EFEITOS DAS ALTERAÇÕES HORMONAIS

QUE ORGANISMO FEMININO SOFRE LEVANDO A ALTERAÇÕES DO HUMOR , DA SONOLÊNCIA DIURNA E DA COGNIÇÃO.

Aqui analisaremos o impacto da retirada dos hormônios, estrogênio e progesterona, sobre a função mental, em especial sobre duas variáveis ​​principais: o humor e a função cognitiva. Os hormônios femininos afetam significativamente a mente racional e humor, um exemplo disso é o fato de que o transtorno unipolar que se manifesta por depressão recorrente ao longo da vida, é três vezes mais comum em mulheres que em homens durante o período fértil, mas antes da puberdade e após a menopausa, a frequência é igual em ambos os sexos. Além disso, dados de pesquisa realizada com mais de 8000 pessoas, indicam que a prevalência de depressão é maior em mulheres ao longo da vida, mostrando a influência dos hormônios femininos sobre o estado de espírito, compreensão espírito como uma variável não só emocionalmente, mas sim como uma parte da vitalidade do corpo. A este respeito, por exemplo, sabe-se que as pessoas com taxas recorrentes de prevalência de depressão de inverno da migração de leucócitos é reduzido para 5%, sugerindo que o mau humor faz parte de uma baixa sistêmica mundial para a vitalidade do corpo, e estas são mais profundas em mulheres durante o seu período fértil . A depressão é mais comum em mulheres. A depressão está associada a diferentes manifestações clínicas de acordo com o gênero: A depressão é aproximadamente duas vezes mais comum em mulheres que em homens, e isso é observado em diferentes países e grupos étnicos. A prevalência é de 21,3% nas mulheres e nos homens, 12,7%. As diferenças parecem corresponder ao período reprodutivo das mulheres. Os sintomas vegetativos revertem: hiperfagia, ganho de peso e carboidratos, hipersonia , ou seja, aumento do tempo total de sono durante a noite com sonolência diurna são mais comuns em mulheres.
Comorbidade com transtornos de ansiedade é mais comum em mulheres. O homem tem mais comorbidade com abuso de drogas e álcool. Nas mulheres, episódios depressivos são mais frequentemente associados com eventos estressantes, enquanto os homens parecem ter uma dinâmica própria. O efeito sazonal sobre o humor é maior em mulheres. De 12 e 18% das mulheres que apresentam tristeza durante o inverno, ganho de peso, desejo por carboidratos, aumento da sonolência diurna, e pode ser tão intenso que pode comprometer o comportamento emocional da mulher durante a depressão de inverno ou transtorno afetivo sazonal. O comportamento suicida também tem um perfil diferente: os homens têm um comportamento menos suicida mas quando o fazem geralmente usam arma de fogo ou enforcamento. Já as mulheres tentam cometer suicídio geralmente com drogas ou cortando as veias. O risco de cronicidade e de recorrência pode ser maior em mulheres. A prevalência de transtornos afetivos em mulheres é a seguinte: transtorno depressivo maior, 21%, distimia, que é um transtorno depressivo menor, mas crônica, 8%, PMDD, 4% e depressão pós-parto, 15%. Há também estudos sobre a possível deterioração cognitiva em conexão com a retirada de estrogênio. Em uma revisão mulheres pós-menopáusicas tratadas com estrogênio por longo prazo sozinho ou estrogênio combinado com progesterona, concluiu-se que nenhum desses tratamentos protege contra envelhecimento cognitivo, e que ambos os estrógenos tanto sozinho quanto combinado com progesterona, embora não aumentam o risco de demência, também não previne o declínio cognitivo mesmo que ligeiramente. Num estudo em um grupo de mulheres receberam suplementação de estrogênio ou estrogênio combinado com progesterona não têm o mais leve acidente vascular cerebral que a população geral, pois os déficits cognitivos da menopausa não podem ser atribuídos à maior taxa de eventos, devido ao uso de hormônios. O mais impressionante sobre o assunto são descritas em um estudo realizado em mais de 680 pessoas que analisaram a correlação entre o desempenho cognitivo após os 65 anos e os níveis de hormônio folículo estimulante (FSH), estrogênio e hormônio luteinizante (LH), descobriu-se que altos níveis de hormônio luteinizante foram associados com menor desempenho cognitivo e o mais inesperado foi que os níveis de hormônio folículo estimulante (FSH) elevados foram associados a um melhor desempenho cognitivo a longo prazo. Mantendo o hormônio folículo estimulante (FSH) elevado após a menopausa pode proteger contra o declínio cognitivo. 


Dr. João Santos Caio Jr. 
Endocrinologia – Neuroendocrinologista 
CRM 20611 

Dra. Henriqueta V. Caio 
Endocrinologista – Medicina Interna 
CRM 28930 







Como Saber Mais 
1. Aqui analisaremos o impacto da retirada dos hormônios, estrogênio e progesterona, sobre a função mental, em especial sobre duas variáveis ​​principais: o humor e a função cognitiva...

2. Nas mulheres, episódios depressivos são mais frequentemente associados com eventos estressantes, enquanto os homens parecem ter uma dinâmica própria... 

3. Mantendo o hormônio folículo estimulante (FSH) elevado após a menopausa pode proteger contra o declínio cognitivo... 

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA. 

Referências Bibliográficas:
Prof. Dr. João Santos Caio Jr, endocrinologista, neuroendocrinologista, Dra Henriqueta Verlangieri Caio, endocrinologista,medicina interna-Van Der Häägen Brazil – São Paulo –Brasil, CERQUEIRA F. M.; MEDEIROS M. H. G.; AUGUSTO O. Antioxidantes dietéticos: Controvérsias e perspectivas. Química Nova, Vol. 30, No. 2, 441-449, 2007.

Contato:
Fones: (11)5572-4848/ (11) 2371-3337/ ou 98197-4706 TIM
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12ºandar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagen@gmail.com


Site Clinicas Caio

Site Van Der Haagen Brazil

Google Maps:

Seguir no Google Buzz